segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Espetáculos de som e luz nos céus

Espetáculos de som e luz nos céus

A queima de fogos atrai a atenção de milhões de pessoas. Mas poucos imaginam as reações químicas que estão por trás do espetáculo pirotécnico.

Os fogos de artifício foram levados pelos árabes para a Europa, e as festividades pirotécnicas de caráter cívico ou religioso surgiram na Itália, na cidade de Florença, no final do século 14.

Os espetáculos produzidos atualmente por fogos de artifício atraem e seduzem espectadores de todas as idades e crenças. No entanto, o espectro de cores nem sempre foi tão amplo assim. Nos primórdios, as cores desses artefatos estavam limitadas ao dourado e prateado, por ser a mistura dos componentes restrita a apenas pólvora, carvão (carbono vegetal) e limalha de ferro.

O universo de cores dos fogos de artifício ganhou não só novos matizes com a descoberta, em 1786, do clorato de potássio, pelo químico francês Claude Louis Berthollet (1748-1822), mas também grande luminosidade e brilho com a disponibilidade dos elementos químicos magnésio (1865) e alumínio (1894).

Inventados pelos chineses antes da era cristã, os fogos de artifício terrestres deram lugar aos fogos aéreos só a partir do século passado. Além da variedade de formas, a multiplicidade de cores torna a queima de fogos de artifício um grande espetáculo.

Quem os vê a distância não imagina as reações químicas que estão por trás das impressionantes apresentações pirotécnicas que maravilham, por exemplo, nas festas de casamento, formaturas, Festas juninas e 31 de dezembro, os milhões de pessoas vão assistir à festa de Ano Novo.

Mas o que realmente faz com que ocorra essa variedade de cores no céu?


Barulho e luz

Por trás desse espetáculo está a química, com seus processos de perda de elétrons (oxidação) e de fornecimento de energia para essas partículas subatômicas (excitação eletrônica).

O primeiro processo é responsável pelo barulho produzido pelo aquecimento das substâncias químicas; o segundo, pela emissão de luz – mais adiante, detalharemos cada um desses processos.

Portanto, as imagens e os sons de cada explosão são o resultado de diversas reações químicas.

Oxidações (perda de elétrons) e reduções (ganho de elétrons) de produtos químicos ocorrem nos fogos de artifício em sua trajetória em direção ao céu. Oxidantes produzem o gás oxigênio, necessário para queimar a mistura dos agentes redutores e para excitar os átomos dos compostos emissores de luz.


Mudança de orbital

Para que se entenda como os fogos de artifício colorem o céu e o barulho que provocam, é preciso se entender o que são os átomos. Os átomos são formados por núcleos – que contêm os prótons e os nêutrons – e por elétrons. Como o nome sugere, os núcleos ocupam uma região muito pequena e condensada – cerca de 99% da massa atômica estão aí concentrados.

Para que se entenda como os fogos de artifício colorem o céu, é preciso se conhecer a estrutura dos átomos. Esse processo está relacionado diretamente às transições dos elétrons de um orbital para outro. (imagem: iStockphoto/ pialhovik)

Para exemplificar o tamanho reduzido do núcleo, basta fazer o seguinte exercício de imaginação. Se o tamanho dele for aumentado até atingir o de uma cabeça de alfinete ou mesmo de um palito de fósforo – obviamente, isso dependerá se o elemento químico em questão for o de hidrogênio ou um com muitas partículas no núcleo –, o átomo terá, então, o tamanho aproximado do anel do estádio de futebol Maracanã.

Já os elétrons estão dispostos em regiões chamadas orbitais. Os orbitais ocupam regiões de diferentes energias, e o processo do aparecimento da cor está relacionado às transições dos elétrons de um orbital para outro. Isso ocorre quando os elétrons absorvem energia e passam para níveis de maior energia.

Para dissipar a energia absorvida e voltar ao nível de origem, os elétrons emitem luz. Cada elemento químico emite luz com cores distintas e bem características – as cores emitidas por um elemento funcionam como um tipo de carteira de identidade dele

Apesar de ser muito bonito o show pirotécnico, é preciso reconhecer que se não houver o manuseio por profissionais qualificados, e um material de altíssima qualidade, pode acontecer acidentes.


Em Parnaíba quem faz esse trabalho a mais de 50 anos é o Armazém Caboclo. Veja agora um de seus trabalhos feito durante uma festividade no Resort Carnaubinha em Luiz Correia - PI.



Por: Sérgio de Paula Machado,  Ângelo C. Pinto e Erismar Calixto


Cobertura da Rebelião na Penitenciária de Parnaíba

Nossa equipe esteve acompanhando a equipe da tv Cidade Verde durante a cobertura da rebelião que ocorreu na penitenciária mista de Parnaíba, nos vídeos abaixo vocês terão uma visão do que aconteceu, polícia, bombeiros, familiares dos detentos, ambulância, desmaios, ouve de tudo foi um clima muito tenso.
Acompanhe nos vídeos detalhes do que aconteceu!






As imagens são de Erismar Calixto e reportagem Darival Jr.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas

Além de troca de mensagens, Whatsapp também permite chamadas telefônicas via internet
As operadoras de telefonia celular receberam determinação judicial nesta quarta (16) para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas.
As teles, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial que passa a valer a partir de 0h desta quinta (17).
A medida foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.
Folha apurou que o pedido não foi feito pelas teles, que há alguns meses travam uma disputa comercial com o WhatsApp.
O bloqueio foi solicitado às teles dentro de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados". Os operadores supõem que se trate de uma investigação policial.
CASO ANTERIOR
Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia.
A decisão foi suspensa, porém, por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado por companhias de telecomunicações.
PIRATARIA
As teles já vinham reclamando ao governo que é preciso regulamentar o serviço do aplicativo, que faz chamadas de voz via internet. Para elas, esse é um serviço de telecomunicações e o WhatsApp, e demais aplicativos do gênero, não poderiam prestar porque não são operadores.
Recentemente, o presidente da Vivo, Amos Genish, disse em um evento que o aplicativo prestava um serviço "pirata" e defendeu regulamentação.
"Não tenho nada contra o WhatsApp, que é uma ferramenta muito boa, mas precisamos criar regras iguais para o mesmo jogo", disse.
"O fato de existir uma operadora sem licença no Brasil é um problema", afirmou Genish, em referência ao serviço de voz do aplicativo.
Para o executivo, o WhatsApp estaria funcionando, na prática, como uma operadora de telefonia.
WhatsApp

Fonte: Folha uollink da matéria: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1719934-justica-determina-bloqueio-do-whatsapp-em-todo-brasil-por-48-horas.shtml

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Rebelião na penitenciária mista de Parnaíba. Uma tragédia sem precedentes

Por volta das 18h desta terça-feira (15), detentos iniciaram um tumulto, em uma das alas da Penitenciária Mista de Parnaíba. O que parecia ser uma manifestação de pequenas proporções, transformou-se em uma rebelião de grandes proporções registrada nos últimos anos.

Diversas alas foram destruídas, colchões incendiados, presos foram espancados, alguns deles em estado grave devido a inalação de fumaça tóxica, extraoficialmente fala-se inclusive em presos mortos, principalmente na ala-2. A direção do presídio negou que houvesse  mortos ou feridos, mas a presença de 06 ambulâncias, inclusive com o apoio do SAMU da cidade de Luís Correia, deixava os familiares dos detentos na dúvida sobre a veracidade das informações. 

Segundo informações, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, já estaria preparado para receber os feridos mais graves, assim como o Instituto Médico Legal, para a remoção de possíveis mortos.
a polícia chegou a interditar toda a calçada da penitenciária para fazer atendimento aos feridos, mais por causa do tumulto criado pelos familiares dos detentos isso não chegou a acontecer.

Homens do corpo de bombeiros liderados pelo comandante Rivelino, trabalhavam para conter o incêndio, por diversas vezes os veículos faziam um revezamento, enquanto um enchia o tanque em um hidrômetro próximo, o outro fornecia água para o combate no interior das alas. O incêndio só foi considerado controlado, por volta das 2h00, a partir daí, foi iniciado o trabalho de rescaldo.

Major Adriano Lucena, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, informou a imprensa que não foram usados armamentos letais para a contenção dos rebelados, somente balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. A cada som de explosão ou dos disparos, familiares entravam em desespero, muitas mães de detentos choravam pedindo para que parassem. Muitas não acreditavam na informação de que não há mortos ou feridos.


Nenhum preso, ou grupo interno, se manifestou assumindo a frente para fazer reivindicações ou assumir a autoria do ato. Segundo o comandante do 2ºBPM, agora inicia-se um trabalho de contenção dos detentos, rescaldo da estrutura do prédio, contagem para averiguar a possibilidade de fugas, e só após será permitida a entrada de equipes médicas (caso haja necessidade).
Um grande cordão de isolamento foi montado em frente a instituição prisional e, mesmo anunciado o fim da rebelião, todas as 06 unidades do SAMU, permanecem com as equipes preparadas para remoção de feridos.

à 01h42 - Detendo ferido à bala de borracha dá entrada no pronto-socorro do HEDA.
Ferido que deu entrada no HEDA. Aritana da Silva Pires, 27 anos
à 01h20 - A Rebelião não foi controlada, homens do BOPE de Teresina, chegaram de avião e estão dentro do presídio. Nesse momento, 3 alas estão em chamas.


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novembro azul: Alunos do colégio Êxito fazem palestra a comerciários


Como parte das ações da campanha "Novembro Azul", alunos dos cursos Técnicos em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem do colégio Êxito participaram de uma palestra promovida pelo SESC sobre a Prevenção ao Câncer de Próstata no SESC avenida.
A palestra foi ministrada pela aluna Diandra que esteve acompanhada pela coordenadora pedagógica do colégio Áurea Kelly. O publico alvo foram os comerciários, dependentes e publico em geral. Na palestra a aluna falou sobre o conceito de câncer de próstata, os fatores de riscos, sintomas e diagnostico, também explicou a importância do exame de prevenção. Foram distribuídos panfletos informativos sobre o assunto.
Viviane Oliveira Técnica em Educação e Saúde da entidade elogiou o desempenho dos alunos e agradeceu ao colégio pela parceria. "Estamos promovendo estas palestras para os funcionários de diversas empresas conveniadas, demonstrando a importância do conhecimento para a prevenção e antecipação do diagnostico", resumiu a profissional.
O "Novembro Azul" é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Assim como aconteceu na Campanha “Outubro Rosa”, promovida no mês de outubro, o colégio Êxito também promoveu diversas atividades relacionadas ao novembro azul. 
Um dos organizadores da campanha no colégio Êxito, Calixto Dias disse que o objetivo é chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de próstata e ressaltou que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso no tratamento.
O evento ocorreu em uma sala de cursos do SESC.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Saúde: Técnicos de enfermagem do Colégio Êxito realizam ação em Buriti dos Lopes.

Novembro Azul é o Mês da Saúde do Homem em todo país. Com isso o Colégio Êxito se deslocou da cidade de Parnaíba para realizar diversos testes e exames como: medir a pressão, testes de glicemia e outros. Nos casos mais graves, os enfermeiros encaminham os pacientes à uma unidade básica de saúde do município. 

A ação dos técnicos em enfermagem, teve o monitoramento dos coordenadores Calixto Dias e da professora Aparecida Araújo na parte teórica e pratica. Os alunos que participaram da ação nesta sexta-feira 20/11, no período da manhã, 8h foram; Ana Santos, Marciana Carvalho (idealizadoras da ação), Maria Helena, Ariela Dara, Lucira Lima e Karollyna Fernanda.

O evento teve o apoio da secretaria de saúde do município, do vereador e presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, o Sr. Sancho Escorcio de Sousa e do presidente do Sindicato Rural Elias Sousa que cedeu o prédio para a realização do curso em prática.



Por Rurik Araújo do Diário Buritiense

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Na movimenta noite de abertura do Salipa Gabriel, o Pensador encantou o publico

 

Gabriel falou de sua arte e cantou sucessos seus.
A literatura como prioritária das manifestações culturais da sexta edição do Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA), “Cultura que Seduz e Liberta”, que começou na noite de quarta-feira (11/11) no Complexo Turístico Porto das Barcas.
Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, este é o maior evento cultural no universo do livro e da leitura do litoral do Piauí e o maior investimento na leitura através da concessão do cheque-livro que este ano corresponde a um investimento de R$ 180 mil. É uma oportunidade de muitos estudantes adquirem um livro como incentivo à leitura.
O prefeito Florentino Neto destacou a necessidade de um Centro de Convenções por conta dos grandes eventos de Parnaíba. O prefeito Florentino ressaltou ao Gabriel o Pensador que o mesmo sempre esteve presente em Parnaíba com sua literatura, sua arte e música que tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade. Devido a importância do evento para o município sua realização é obrigatória por decreto.
O cantor, compositor, poeta, escritor, rapper ativista social e empresário Gabriel Contino, mais conhecido artisticamente como Gabriel, O Pensador falou de sua trajetória quando se apaixonado pela escrita e poesia. Falou de sua luta, quando ainda era desconhecido, para que suas ideias contra o racismo e em favor da valorização das pessoas. Na oportunidade ainda cantou composições suas mais conhecidas entre a juventude, que se envolveu nos discursos descontraídos e que exemplificam a postura de Gabriel O Pensador como defensor dos direitos igualitários.
Por: Daniel Santos do Proparnaiba

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

TCU recomenda suspensão das obras da Vila Olímpica; Fundespi busca solução

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou, na semana passada, a suspensão das obras da Vila Olímpica de Parnaíba, no norte do estado. Um dos principais motivos alegado pelo órgão fiscalizador é a falta de estudos de viabilidade técnica e econômica financeira. A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) tenta agora resolver pendências para que as obras sejam retomadas o quanto antes.
As irregularidades na construção da Vila Olímpica correspondem a indícios de que a implantação da obra ocorreu sem a realização de estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira, o que para o TCU é considerado grave. Outro ponto questionado pelo Tribunal é quanto ao percentual de execução, que é de apenas 1%.
A Vila Olímpica foi idealizada em 2008, mas as obras tiveram início apenas em junho de 2012 com a terraplanagem da área. Três anos após o início, quase nada foi feito. A obra tem custo global estimado em R$ 201,3 milhões.
Segundo o presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, algumas pendências foram encontradas e estão sendo analisadas. O desafio agora é solucionar os problemas e dar andamento as obras. “São duas coisas especificas na Vila Olímpica: tem um projeto de um estádio que foi abortado, entretanto o projeto está vigente. Nós precisamos cessar esse projeto e isso acaba misturando as coisas. Esses R$ 16 milhões que foram liberados pelo governo federal para a Vila Olímpica diz direito a outras coisas, como piscinas e quadras poliesportivas, ou seja, existem pendências e nós estamos na fase de superá-las. Nosso desafio é superar essas pendencias para que a gente possa dar continuidade a essa obra”, explica Vicente.
Recentemente, o gestor esteve reunido com as empresas responsáveis pela obra e com o ex-deputado federal Osmar Júnior, responsáveis pelas emendas para construção da Vila, para buscar uma solução. “Eu acredito que vamos dar conta disso, mas claro nos temos prazos e precisamos resolver muita coisa”, completa Vicente.
A Vila Olímpica de Parnaíba tem em seu projeto inicial 98 mil metros quadrados, sendo construído no prolongamento da Avenida São Sebastião. O projeto prevê a construção de um estádio com capacidade para 40 mil pessoas, um ginásio para 10 mil expectadores, além de quadras de tênis, piscinas e outras estruturas esportivas e de um estacionamento para 300 carros.
Por: Calixto Dias

domingo, 8 de novembro de 2015

Criança encontra homem morto e enterrado com a cabeça de fora






Um homem foi encontrado morto e enterrado, somente com o rosto e um pé de fora por volta das 16h deste domingo (08/11) no morro onde fica antena de retransmissão de sinal de televisão, no Bairro Rancho Alegre, município de Luís Correia. O local é utilizado com frequência por crianças que gosta de escorregar nos bancos de areia.
Segundo o tenente Freitas Leite, oficial do Comando de Policiamento Urbano (CPU) da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), um homem ligou para a Companhia por volta das 17h30 afirmando que um corpo havia sido encontrado morto e teria sido visto por uma menina de 14 anos de idade. Ao realizar o deslocamento, os policiais constaram o corrido.
A polícia acredita ainda na possibilidade de o crime ter ocoriddo em outro lugar e o corpo foi descartado. O rosto do homem estava deformado. A CIPTUR entrou em contato com o IML de Parnaíba. A Perícia Criminal realizou os procedimentos de registros e coleta de dados para emissão do laudo.  Segundo o perito criminal Eduardo Gonçalves, há possibilidade de o homem estar enterrado há pelo menos dois dias.

A Perícia Criminal coletou dados e fez registros para atestar o motivo da morte e constatar vestígios dos autores.

Segundo Eduardo, o corpo tem sinais de agressão física e o crânio está fraturado. Quanto aos instrumentos utilizados no assassinato, foram descartados objetos perfurantes e cortantes. No momento em que o perito desenterrou o restante do corpo, que estava soterrado parcialmente, os moradores afirmaram ser  Ricardo de Araújo Silva 24 anos, um cantor conhecido como “Rato da Maré” e que este é um mendigo do Bairro Cearazinho.
O corpo estava trajando calça jeans e uma camisa azul. O cadáver foi removido para o Posto Avançado do IML de Parnaíba. Uma guarnição da CIPTUR, composta pelo sargento Brito e o soldado Marcos Araújo, conseguiu localizar a família do homem, por volta das 22h30, no bairro Cearazinho. De acordo com os familiares ele tinha saído dia (07/11) para uma vaquejada na comunidade Portinho, em Parnaíba. 

Fotos e informações: Daniel Santos / proparnaiba

Incêndio no bairro Canta galo se alastra e famílias têm que sair das casas

Depois que quase cinco horas, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio no bairro Canta galo em Parnaíba. O fogo ainda chegou atingir parte de uma casa, queimando uma parede, o teto e um local onde o proprietário da casa criava gados. 
“Tivemos que evacuar duas ruas praticamente por conta da fumaça, inclusive os animais dessa casa foram soltos a tempo, só depois que conseguimos controlar e apagar o fogo é que as pessoas estão começando a voltar”, destaca o major Rivelino, comandante do Corpo de Bombeiros no litoral. 
Ele disse que esse incêndio acontece todo ano, porém a intensidade deste foi maior que os anteriores. “Hoje o vento está mais forte, o que fez com que se alastrasse mais rápido”, justificou o oficial dos Bombeiros. 
O fogo tinha tomado proporções maiores que o esperado e fez com que famílias tivessem que abandonar suas casas no final da manhã deste domingo(08). 
De acordo com comandante do Corpo de Bombeiros no litoral, major Rivelino, o fogo atingiu os entulhos que têm embaixo do capim e provocou uma fumaça muito forte. 
“Pedimos para as famílias saírem por causa da fumaça que é muito densa e tóxica, já que o fogo atingiu os entulhos”, explica o comandante. 
Ela afirma que nenhuma casa foi atingida até o momento e que pelo menos dez homens tentam controlar o fogo. “Estamos com duas equipes no local e está difícil de controlar, mas estamos tentando para que não atinja as casas”, afirma major Rivelino. Os bombeiros permanecem no local.
O fogo é há um quilômetro do quartel do Corpo de Bombeiros na cidade, por isso as viaturas são rapidamente reabastecidas, quando necessário. 



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Salipa: Programação inclui Gabriel o Pensador e Laura Müller

A Prefeitura de Parnaíba confirmou a participação de grandes nomes para a sexta edição do Salão do Livro da Parnaíba (Salipa) a ser realizada nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro no complexo cultural do Porto das Barcas. 
Para os bate papos literários, que irão entreter o público nas palestras noturnas, foram convidados Gabriel o Pensador, Felipe Colbert, Rapahel Montes e Laura Müller. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Superintendência de Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
O cantor, compositor e escritor, Gabriel o Pensador, abre a programação na primeira noite de evento. Filho de jornalista e famoso por criar letras marcantes para suas músicas, Gabriel passou a investir na literatura em 2001 com o livro autobiográfico “Diário Noturno”. Em 2006 ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil com a obra “Um garoto Chamado Rorbeto”, e em 2008 lançou “Meu Pequeno Rubro-Negro”.

A segunda noite será de bate papo com o jornalista, político e escritor Fernando Morais. Sua obra literária, constituída por biografias e reportagens, inclui “Olga”. Fernando trabalhou em jornais, na revista Veja e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Foi deputado e secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo.
Raphael Montes, revelação da literatura policial brasileira, será o palestrante da terceira noite. Com apenas 25 anos ele já possui duas obras, e impressionou crítica e público com “Suicidas”, um caudaloso romance policial que lhe garantiu vaga entre os dez finalistas do prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante. Ano passado lançou “Dias Perfeitos” e atualmente faz parte da equipe de escritores da novela “A Regra do Jogo” da TV Globo.

Para encerrar o evento está confirmada a presença da psicóloga, educadora sexual, jornalista e palestrante, Laura Müller. Todos os sábados ela responde às perguntas mais variadas da plateia e dos convidados do programa Altas Horas, da TV Globo. Desde 2007 com o quadro no ar, a sexóloga se tornou sinônimo de simpatia e desenvoltura quando o assunto é sexo. Laura já escreveu para dezenas de revistas e sua experiência resultou em cinco publicações sobre sexualidade, tema que promete fechar com chave de ouro a sexta edição do Salipa.
A exemplo da última edição a programação diurna foi especialmente formatada para atender as crianças. À tarde, a programação será voltada para palestras com temas variados, voltado ao público adulto. A Feira de Livros será mantida embaixo da Ponte Simplício Dias e as inscrições para participação nas palestras noturnas serão realizadas no local nas horas que antecedem as palestras, da mesma forma que a edição passada. A única mudança será na emissão de certificados de participação, que deverão ser solicitados e entregues ainda durante o evento.
 PROGRAMAÇÃO SALIPA 2015
Ano: LEONARDO CARVALHO CASTELO BRANCO

 QUARTA-FEIRA (11/11)
18h30 – Solenidade de Abertura
Pronunciamentos
19h00 – Bate papo literário com: Gabriel O Pensador

QUINTA- FEIRA (12/11)
8h00 – Palestra: Literatura e vida literária em Parnaíba | Daniel Ciarlini
10h00 – Palestra: Aqui se jaz, aqui se paga | Profa. Dra. Lana Véras (UFPI)
14h30 – Palestra: Vida e obra de Leonardo Castelo Branco | Valdemir Miranda (Escritor e pesquisador)
16h00 – Palestra: Abrindo O livro – A Escola Aprendizes Marinheiro de Parnaíba | Profa. Msc. Rosenilda Castro
18h30 – Bate-papo literário com Fernando Morais

SEXTA-FEIRA (13/11)
8h00 – Palestra: Letramento literário – Mais que palavras, uma realidade possível | Profa. Elma Pereira Brito
10h00 – Palestra: A invenção de Parnaíba: Uma cidade vista, sentida e emanada por seus literatos | Prof. Dr. Idelmar Cavalcante
14h30 – Palestra: Patrimônio e museus – reinvenção e descobertas | Profa. Dra. Áurea da Paz Pinheiro
16h00 – Palestra: A Palavra – folhagem que se estanca no vento | Poeta Diego Mendes Sousa
18h30 – Bate papo Literário com Raphael Montes

SABADO (14/11)
8h00 – Palestra: Quando conto logo existo | Profa. Rosângela Barros
10h00 – Palestra: A Maçonaria e a história da Independência no Piauhy | HistoriadorDiderot Mavignier
16h00 – Palestra | Educação e afetividade | Profa. Msc. Rossana Silva
18h30 – Bate papo literário com Laura Muller

SALIPINHA | Praça Claudio Veras
12.11 – 8h00 | Teatro Infantil Dona Bruxa e seu Lobo
9h00 | Oficinas, leituras e recitais
14h00 | Teatro de Bonecos
15h00 | Oficinas, leituras, contação de histórias

13.11 – 8h00 | Leitura dramática Cia garatuja
9h00 | Oficinas, leituras, contação de história, mural da poesia
14h00 | Teatro de Bonecos
15h00 | Oficinas, pinturas e contação de histórias

14.11 – 8h00 | Teatro infantil O Pequeno Príncipe com Coletivo Cabaça
9h00 | bate papo literário e exposições artísticas
Secom
Edição: Calixto Dias

Técnica de enfermagem morre após procurar ajuda no hospital em que trabalhava

'O médico disse que era frescura'

      A técnica de enfermagem Elisângela Medeiros,  morreu após procurar atendimento no hospital em que trabalhava amigos e familiares afirmam que ela foi vítima de descaso e omissão de socorro. De acordo com os funcionários, Elisângela foi tratada com desdém pelo médico responsável.  Ela era técnica em enfermagem do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, Elizangela tinha de 35 anos

      Eu não quero morrer. Para morrer, eu prefiro morrer em casa". O desabafo, feito na rede social do WhatsApp, é da técnica que morreu três dias depois da gravação, na última segunda-feira. Segundo funcionários e amigos com quem ela trabalhava na unidade hospitalar, Elizangela gravou o áudio minutos após deixar o hospital, onde foi atendida sexta-feira passada, e mandada para casa, apesar das dores no peito e da falta de ar.
      Ela morreu na segunda-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Edson Passos, em Mesquita, onde chegou com os mesmo sintomas. 

     Com um tom de voz aparentando muito cansaço, Elizangela contou na gravação o drama que viveu no hospital. No áudio, com quase dois minutos, ela reclama do atendimento. "Quando eu cheguei pela manhã, o doutor Sebastião me fez (aplicou) um Diazepam e disse que eu estava com uma crise nervosa e eu estava dispnéica, cansada, pálida, sem conseguir falar... Foi como se eu não tivesse nada, fosse frescura... E pra ficar internada para esses médicos fazerem pouco caso, me tratar como um lixo... eu trato os pacientes como prioridade", disse ela.

     Revoltados, os funcionários fizeram, na manhã desta quarta-feira, um protesto em frente ao hospital. Segundo eles, ela foi atendida pelo clínico de plantão na sexta-feira, identificado apenas como Sebastião. "Ela estava passando muito mal, mas o médico disse que ela estava tendo um piti, que ela não tinha nada, a mandou para casa e ela morreu sentada numa cadeira da UPA esperando atendimento. Isso é um absurdo. Queremos uma resposta, caso contrário vamos parar de trabalhar", disse um funcionário, que não quis se identificar temendo represálias. "Trabalhei com ela por anos, era uma grande amiga, profissional dedicada", contou ele.


     A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que Elizangela recebeu atendimento. Segundo a nota da assessoria, exames constataram pressão arterial levemente alta e taquicardia discreta. De acordo com assessoria, ela ficou em observação até às 15h30 quando apresentou quadro estável e recebeu alta médica.
     Porém, a direção do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) está apurando se houve algum desvio de conduta por partes dos profissionais que a atenderam. Ainda de acordo com a assessoria, caso as denúncias sejam comprovadas, serão aplicadas as punições cabíveis. Sobre o atendimento na UPA, a assessoria informou que Elizangela já chegou à unidade em parada cardíaca e que foram feitas manobras de ressuscitação, mas que ela não resistiu.

 Veja a reportagem da tv Record:

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Motociclista desatento bate em veículo parado

O acidente aconteceu na Avenida Cajubá, antiga três de Maio por volta das 21hs deste domingo (01/11), um veículo de cor vermelha, que estava parado na via acabou sendo atingido na lateral por uma moto Honda Fan de cor preta que era pilotada por um homem de aproximadamente 35 anos.

Com a batida o motoqueiro sofreu múltiplas escoriações no corpo e na face,  foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital Dirceu Arcoverde em estado inconsciente.

A lateral esquerda do carro ficou danificada e os veículos envolvidos no acidente permaneceram no local até a chegada do PPTran para a elaboração do Boletim de Ocorrência de Trânsito.


Imagens de e informações Gleitoney Miranda

Menino de 12 anos mata irmã de 9 anos com tiro de espingarda

Robinson Castillo e membros da comunidade tiveram que improvisar uma rede para fazer o translado do corpo por causa do difícil acesso ao local
Um menino de 12 anos de idade matou sua irmã Márcia Cristina Santos da Silva, de 09 anos de idade, com tiro de espingarda artesanal, por volta das 09h deste sábado (31/10) no povoado Cafurnas, zona rural do município de Cocal a 80 km de Parnaíba. Segundo informações, a criança teria sido atingida acidentalmente por disparo de uma espingarda no tórax, efetuado por seu irmão no alpendre da casa. A arma é de propriedade do pai das crianças.
Sua irmã que estava na cozinha quando ouviu o disparo correu e viu a criança agonizando pedindo ajuda para não morrer, mas não resistiu. Autoridades policiais estiveram no local, e após a realização da perícia o corpo foi removido em uma rede até o carro-tumba, devido ao difícil acesso, e levado para o Posto Avançado do Instituto Médico Legal de Parnaíba.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Colisão entre carro e moto mutila e mata empresário no litoral do Piauí

Uma colisão frontal entre um moto e um carro matou Washington Sousa Rocha, 39 anos, por volta das 18h desta segunda-feira (12/10) na estrada que liga a PI-116 a Praia de Macapá, na zona rural do município de Luís Correia. Uma guarnição da Companhia independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), comandada pelo tenente Vilmar Pereira, foi ao local.
Washington Rocha
Washington Rocha, conduzia uma moto Yamaha/XJ6 N, modelo 2012, de cor preta, placas OEF 5219 PARNAIBA (PI). Ele seguia no sentido Macapá/Luís Correia quando colidiu frontalmente, do lado do passageiro, em um carro Ford/Ecosport XL 1.6 Flex, modelo 2007, de cor vermelha, placas LVQ 5047 Parnaíba (PI).
Segundo a Polícia Militar, o veículo possivelmente era conduzido por Paulo Sérgio. O condutor fugiu do local. Dentro do carro ainda havia um casal, que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Quanto à Washington Sousa Rocha, com a violência do impacto ficou mutilado com fraturas expostas e morreu na hora.
A motocicleta ficou totalmente destruída e o carro ficou com a frente muito avariada. A Perícia Criminal realizou os procedimentos de registro e encontrou algumas garrafas com bebidas alcoólicas dentro do carro. O corpo foi removido para o IML de Parnaíba. Washington Rocha atuava no ramo de restaurante em Parnaíba.
Fonte: Daniel Santos do Proparnaiba.com / edição: Calixto Dias