quarta-feira, 30 de setembro de 2015

MPF proíbe faculdades de Parnaíba de expedir diplomas

O Ministério Público Federal no Estado do Piauí (MPF/PI), expediu recomendação, na última terça, 22 de setembro, à Faculdade Integrada do Brasil (Faibra) e ao Centro de Educação Superior do Piauí (Cesupi) por estarem funcionando em situação irregular.  A recomentação foi expedida por meio do procurador da República no município de Parnaíba Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco.
 
Na Recomendação nº 04/2015, o procurador da República orienta aos representantes da Faibra que abstenha-se de emitir diplomas para alunos da Cesupi ou de qualquer outra instituição, que não tenham regularmente frequentado o curso autorizado da instituição, em sua respectiva área de abrangência (Teresina/PI), na sede do estabelecimento.
 
Aos representantes do Cesupi, Pedro Henrique Castelo Branco recomenda que suspenda, de imediato, e não inicie as aulas de quaisquer cursos sem o ato de autorização expedido pelo Ministério da Educação para ofertar cursos de graduação, presenciais ou à distância, com o objetivo de evitar maiores danos, além daqueles já causados aos alunos.
 
Recomendou também que a entidade paralise imediatamente a divulgação de todo e qualquer anúncio publicitário (impresso, em mídia eletrônica ou qualquer outra forma de comunicação) oferecendo cursos livres, com características de graduação, ainda que com a promessa de que as disciplinas seriam aproveitadas por outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.
 
E, por fim, que a Cesupi dê ciência aos alunos da recomendação, bem como providencie a devolução dos recursos pagos àqueles docentes matriculados com promessas de ao final do curso receber diplomas de cursos de graduação, sem prejuízo da oportuna apuração e indenização pelos danos morais causados.

O documento expedido teve como base o Procedimento Preparatório nº 1.27.003.000080/2015-69 instaurado para apurar notícia de possível irregularidade no funcionamento da faculdade Cesupi, onde a referida instituição não é reconhecida pelo MEC e oferece nível superior nos cursos de Pedagogia, História, Letras Português e Administração de Empresas. Os alunos matriculados pagam uma mensalidade para o Centro de Educação Superior do Piauí, em Parnaíba e a mesma compra diploma da Faibra que convalida os seus alunos.
  
As instituições terão o prazo de 10 dias para a resposta e apresentar os documentos comprobatórios ao MPF

Cidadeverde.com / Edição Calixto Dias

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Diretor dá lição em funcionário encrenca promovendo-o

Através dos tempos muitos estudos vêm mostrando as inúmeras características da personalidade do líder ideal e, em função disso, vários livros até já foram escritos sobre esse importante assunto. Porém, existem três características que valem a pena ser descritas separadamente: o interesse nas pessoas, o ato de servir e o caráter do líder. A reportagem do fantástico nesse domingo mostrou que o verdadeiro líder não leva em conta o dano. 
Entenda o caso:
Valdo Marques um diretor executivo se transformou em Marcos Júnior, que buscava emprego. Patrão mergulhou na rotina da fábrica e conheceu funcionários exemplares, mais também aqueles que lhe testaram a paciência. 

Segundo episódio da série ‘Chefe Secreto’, que vai mudar a vida de executivos de grandes empresas. O lugar dos chefões geralmente é na cabeceira da mesa, tomando decisões que afetam milhares de empregados.
A partir de agora, eles vão deixar o conforto do escritório, mudar o visual, vestir o uniforme e encarar o trabalho pesado. Estarão no chão de fábrica ao lado dos outros funcionários sem que eles saibam quem está ali na verdade. No episódio deste domingo (20), o desenrolar da história de Cigano, o funcionário que fez gracinhas com o chefe sem saber com quem estava falando.
Veja o vídeo


Fonte: Fantástico / Edição Calixto Dias

Menor envolvido em homicídio em Parnaíba é assassinado no CEM

Júnior Faustino Gomes
Os adolescentes Kelson Wendel Sousa Gomes e Júnior Faustino Gomes, ambos de 17 anos, foram mortos com perfurações pelo corpo quando estavam deitados no pavilhão B dentro do Centro Educacional Masculino de Teresina (CEM), localizado no Bairro Itaperu, na zona Norte de Teresina. Os envolvidos haviam se desentendido na noite de sábado (19/09) cujos xingamentos se referiam as mães dos reclusos. Os dois acabaram sendo assassinados por três que assumiram a autoria do crime na Central de Flagrantes. A TV Cidade Verde fez a cobertura deste incidente, confira:

Júnior Faustino Gomes, morava em Parnaíba e foi apreendido sob acusação de junto com Bruno de Oliveira ter participado da morte de Flávio Raimundo Alves, 50 anos, Bruno morreu após sofrer vários cortes realizados pela vítima. Júnior Faustino era investigado pela polícia, por outros crimes. Sua mãe Helen Kesia Pereira dos Santos, 36 anos, dona de uma venda de espetinhos, também foi presa no dia 19 de agosto acusada de receptação.
Fonte: Daniel Santos Proparnaiba.com / Edição: Calixto Dias

domingo, 20 de setembro de 2015

Motoqueiro morre após colidir com caminhão em Demerval Lobão

Um motoqueiro morreu após colidir frontalmente com um caminhão na manhã deste domingo (20) na BR 316, próximo ao município de Demerval Lobão, a 30 km de Teresina.




De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Francisco Pereira a vítima seguia na direção Teresina- Demerval, quando invadiu a contra-mão e foi colhida pelo veículo.

Rayldo Pereira / Edição: Calixto Dias

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Homem sofre fraturas em colisão de moto e carro, em Parnaíba

Uma ultrapassagem perigosa encerrou em um homem gravemente ferido por volta das 21h deste domingo (13/09) na Avenida João Silva Filho, Bairro Piauí, em frente ao cemitério Santa Ana, em Parnaíba. O acidente envolveu uma moto Honda/CG 125 Cargo, modelo 2001, de cor branca, placa LVZ 4848 Teresina (PI), conduzida por Wellington Alves de Almeida, 31 anos, e um Fiat/Palio Attractiv 1.4, modelo 2013, cor prata, placas OIU 0718 São José de Ribamar (MA), conduzido por Silviane de Jesus Gonçalves Ferreira, 42 anos de idade.
Segundo testemunhas, que estavam no local, o condutor da moto fez uma ultrapassagem proibida e colidiu do lado direito do carro. A moto seguia em direção à Avenida Pinheiro Machado e o carro no sentido contrário. Com o impacto da colisão, a moto ficou destruída e o carro danificado. O homem foi arremessado e ainda derrubou um casal em outra moto mais à frente.
Wellington teve fratura exposta no joelho esquerdo, fratura fechada do rádio e ulna do antebraço esquerdo e suspeita de fratura nas costelas na região do esterno. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro à vítima que estava inconsciente. Quanto a mulher que estava conduzindo o carro, a mesma disse que se deparou com a colisão e o air bag foi acionado, depois tomou conhecimento da gravidade do ocorrido. Ela foi atendida primeiramente por enfermeiros do SAMU que não estavam de plantão. O Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN) realizou a perícia no local do acidente.
Fonte: Daniel Santos proparnaiba \ Edição: Calixto Dias

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Cinegrafista de TV húngara chuta e passa rasteira em imigrantes que fugiam da policia


ROMA, 08 SET (ANSA) - Uma cinegrafista da emissora húngara "N1TV" foi demitida depois de ter sido filmada agredindo imigrantes no campo de Roszke, no sul do país, perto da fronteira com a Sérvia.  
Na gravação feita por um colega, é possível ver claramente Petra László derrubando um senhor que fugia da polícia com uma criança no colo. Ambos caem no chão e são filmados pela cinegrafista. Em outro vídeo, ela ataca duas pessoas com chutes.   

A emissora para a qual ela trabalhava é considerada próxima ao partido de extrema-direita Jobbik, que é radicalmente contrário à imigração e defende ideias neonazistas. "Consideramos inaceitável o ocorrido. A nossa relação de trabalho com a cinegrafista está encerrada. Da nossa parte, o caso está fechado", diz um comunicado da "N1TV".   

A Hungria tem sido alvo de um intenso fluxo imigratório que começa no Oriente Médio - principalmente na Síria - e passa por Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia, até chegar em Budapeste, já na União Europeia e perto dos países mais ricos do bloco.   

Sequência mostra homem correndo com criança e tropeçando na perna da cinegrafista húngara (Foto: Reuters/Marko Djurica)


Da capital húngara, os imigrantes tentam chegar à Áustria ou à Alemanha, onde já existem grandes comunidades de suas nacionalidades. (ANSA)
no vídeo dá pra observar que a cinegrafista dá uma rasteira em um senhor com uma criança e na sequencia um chute em uma criança de aparentemente 10 anos de calça verde.
veja:
Fonte: uol / edição: Calixto Dias

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Em Parnaíba três são detidos acusados de roubo e recepção de de drogas

Ruan Lucas, Leandro Neves e Edvaldo Carvalho.
O Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, sob orientação do Major Adriano Lucena, prendeu na manhã de quarta-feira (02/09) três homens acusados de roubo e receptação, em Parnaíba.
Denuncias anonimas aos policiais tomaram de que um jovem que estava no Bairro São Benedito, próximo ao Centro Estadual de Educação Profissional, ele foi reconhecido como o autor de um roubo à uma funcionária do Batalhão Major Osmar. Os policiais receberam ainda a denúncia de que ele e mais outro estavam fazendo assaltos naquelas imediações.
Ruan Lucas Pereira Santos, 18 anos, foi capturado. Segundo os militares, ele dedurou seu comparsa, Leandro Neves Rodrigues, 22 anos, conhecido "Chico Dó", disse que havia feito  assalto junto com ele.
Ruan Lucas Pereira Santos
Leandro Neves Rodrigues
Edvaldo da Silva Carvalho
Quando os policiais foram até a casa de Leandro e deram voz de prisão. Quanto a celulares roubados, o Reservado informou que Ruan Lucas disse que estava na casa de um terceiro envolvido o “Fumaça” no Bairro Pindorama. A polícia foi então ao local, e lá encontraram o acusado identificado pelo nome de Edvaldo da Silva Carvalho. Em sua residência foram encontradas 12 pedras de crack e R$ 111,00 em dinheiro, além de celulares, menos o da funcionária do batalhão. Os acusados foram levados para a Central de Flagrantes. 
Por: Daniel Santos / Edição: Calixto Dias / Fonte: proparnaiba

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A humanidade levada pelas águas

Foto de criança morta em praia turca torna-se símbolo de crise migratória


O horror da tragédia humana desdobramento nas margens do Europa foi trazido para casa na quarta-feira como imagens do corpo sem vida de um jovem rapaz - um de pelo menos 12 sírios que se afogaram tentando chegar à ilha grega de Kos - encapsulado os riscos extraordinários refugiados estão a tomar para alcançar o oeste.
A foto, tirada na quarta-feira de manhã, descreveu a criança de cabelos escuros, vestindo uma T-shirt e calções vermelho-vivo, lavado acima em uma praia, deitado de bruços no surf não muito longe da cidade resort elegante da Turquia de Bodrum.
Justin Forsyth, CEO da Save the Children, disse: "Esta imagem trágica de um menino que perdeu sua vida fugindo Síria é chocante e é um lembrete dos perigos crianças e famílias estão tomando em busca de uma vida melhor. Esta situação da criança deve concentrar mentes e forçar a UE a se unir e concordar com um plano para resolver a crise dos refugiados ".

A segunda imagem retrata um policial mal-encarado carregando o pequeno corpo de distância. Em poucas horas ele tinha ido viral se tornar a imagem trending top no Twitter sob a hashtag #KiyiyaVuranInsanlik (humanidade lavado em terra).



Autoridades gregas, lidar com o que se tornou a maior crise de migração na memória viva, disse o garoto estava entre um grupo de refugiados escapando Estado islâmico na Síria.

Veja o vídeo (imagens fortes)


As vítimas estavam entre milhares de pessoas, principalmente sírios, que fogem da guerra e da ocupação brutal por fundamentalistas islâmicos em sua terra natal.
Kos, enfrentando costa do mar Egeu da Turquia, tornou-se um ímã para pessoas determinadas para chegar à Europa. Estima-se que 2.500 refugiados, também acredita ser da Síria, pousou em Lesbos na quarta-feira que as autoridades locais descreveram como mais de 60 botes e outras embarcações "incapazes de navegar".
Cerca de 15.000 refugiados estão em Lesbos aguardando a passagem de navios de cruzeiro no porto de Piraeus Atenas 'antes de continuar sua jornada em direção ao norte para a Macedônia e até através Sérvia para a Hungria e Alemanha.
"A situação nas ilhas é dramática em termos de números absolutos fluindo em, falta de abrigo e sempre agravamento das condições de higiene", Ketty Kehayioy, porta-voz do ACNUR em Atenas disse ao Guardian. "A ausência de pessoal para realizar inscrições está a criar enormes estrangulamentos em Lesvos e Kos, que está agravando ainda mais as condições precárias condições,-se agravada por instalações muito limitadas."
ONGs e voluntários locais, que trabalham em torno do relógio para apoiar serviços do Estado insuficientes agora esticados ao ponto de ruptura, descreveu a situação como "absolutamente esmagadora."

Fonte: theguardian.com  / Edição Calixto Dias



Homem tenta assaltar mulher e é surpreendido por golpes de jiu-jitsu

Wesley Sousa de Araújo, de 18 anos suspeito de assalto em Açailândia (MA), no oeste do Estado, teve uma surpresa na noite dessa terça-feira (1º). Acompanhado de outro suspeito – ainda não localizado –, Wesley, anunciou o assalto a uma mulher no bairro do Jacu. O que ele não esperava é que a vítima fosse faixa azul de jiu-jítsu e lutadora de artes marciais mistas, o MMA. 
Usando um golpe de jiu-jítsu conhecido como ‘triângulo’, a lutadora Monique Bastos derrubou e imobilizou o ladrão, que pretendia levar seu celular. No vídeo, o ladrão clamava por socorro: “Chama a polícia, chama a polícia. Socorro!”.
Com a cabeça ensanguentada, ele garantia que era a primeira vez no mundo do crime. “Socorro, Jesus! Foi a primeira vez que eu fiz isso, senhor. Foi a primeira vez que eu fiz isso”, dizia.
Ao G1, Monique Bastos relatou como aconteceu o assalto. “Estava indo para a academia, treinar. Eles chegaram de moto, tomando logo meu celular. Eu pensei que eram amigos, mas logo que percebi que não eram, dei um puxão neles e derrubei a moto. O comparsa acabou levando meu celular”, conta. Segundo a lutadora, populares queriam bater, amarrar e esfaquear o criminoso, opções que logo rechaçou.
Questionada sobre o risco de reagir a um assalto, ela explica o que a levou à ação. “De início, os bandidos já mostram o que têm. Eles não estavam armados”, afirma.
Durante 15 minutos, Monique manteve a força para seguir com o criminoso imobilizado em suas pernas. Após a chegada de uma equipe da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Wesley Araújo foi levado à 9ª Delegacia Regional de Açailândia, onde foi autuado e preso em flagrante. O segundo criminoso não foi localizado. Assista o vídeo:

 O caso ganhou repercussão nas redes sociais, com um vídeo publicado na internet.
Fonte: G1 / Edição Calixto Dias

Mulher é presa pela policia com grande quantidade de crak

Acusada foi conduzida para a Central de Flagrantes de Parnaíba. (Foto: Kairo Amaral)
Uma mulher identificada como Maria do Rosário Araújo Fontenele, de 53 anos de idade, mais conhecida como “Rosarinha”, foi presa no início da tarde desta terça-feira (01/09) em Parnaíba, no litoral do Estado, acusada de tráfico de drogas. Com ela, os policiais militares do Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, apreenderam 1,774 Kg de crack, R$ 674,00 (seiscentos e setenta e quatro reais) e oito trouxas de maconha que totalizaram 24,6 gramas da substância.
Uma motocicleta também foi apreendida na casa. (Foto: Kairo Amaral)
Durante a operação, realizada na rua Bolívia, no bairro Ceará, a Polícia Militar também apreendeu uma motocicleta Honda CBX Twister 250cc, de cor verde com placa KEZ-9222 de Luziânia (GO), e outros artefatos característicos do tráfico de drogas, como uma balança de precisão. De acordo com o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena, dois usuários de drogas que se encontravam no interior da residência no momento da abordagem, também foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba.
Usuários de drogas também foram conduzidos para a Central de Flagrantes. (Foto: Kairo Amaral)
“Os dois também foram conduzidos para a delegacia. As investigações continuam, mas acreditamos que essa droga tenha origem de outro estado. A Polícia Militar possui vários levantamentos de informações dentro de Parnaíba através do Serviço Reservado. E é através disso que realizamos uma avaliação daquilo que podemos fazer. Este ponto de venda de drogas, por exemplo, estava há cerca de quatro meses sendo monitorado”, disse Lucena.
Major Adriano de Lucena, comandante do 2º BPM; (Foto: Kairo Amaral)
Ainda segundo o comandante, o ponto de venda de drogas era responsável por abastecer os pequenos fornecedores de crack na região. Na delegacia, os usuários revelaram que a droga pertence a “Rosarinha”. A mesma se negou a falar com a imprensa e ainda chegou a agredir um repórter na entrada da Central de Flagrantes. Esta está sendo considerada a maior apreensão de crack de 2015 no litoral do Piauí. 
Na residência da mulher, a PM apreendeu crack, maconha e dinheiro. (Foto: Kairo Amaral)

Por: Kairo Amaal / Edição Calixto Dias

terça-feira, 1 de setembro de 2015

A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições



Percorrer 2.990 km durante 14 dias e (re)conhecer um pouco da fantástica fauna e flora da Serra das Confusões que é hoje a maior área de Caatinga concentrada do planeta, bem como da Serra da Capivara batizada com todos os méritos como o Berço do Homem Americano, foi uma experiência inesquecível para o fotógrafo Parnaibano Francisco Brandão. "Pra mim tudo isso já seria suficiente para voltar pra casa feliz". Mais essa era só a primeira das várias aventuras que brandão teria pela frente.
Brandão e Luiz Netto fotografo pernambucano, estão em viagem, realizando a captação de imagens para o livro que irá revelar a biodiversidade do Piauí em toda sua riqueza. O trabalho está sendo acompanhado de perto pela imprensa do Piauí, dada a sua importância. 

A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições, que deverá ser lançado em janeiro do próximo ano. Com o título Expedição Piauí – O Sol do Equador, a obra irá documentar em textos e fotos as unidades de conservação ambiental federais e estaduais.
Livro é produzido em conjunto pelos fotógrafos Chico Rasta e Luiz Netto (Foto: Expedição Piauí/Divulgação)
O livro é realizado em conjunto pelo fotógrafo pernambucano Luiz Netto e pelo jornalista piauiense e também fotógrafo Chico Rasta e tem patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à cultura. As imagens irão mostrar desde o rico bioma marinho do Delta do Parnaíba à caatinga histórica da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
Outras expedições ainda estão previstas para acontecer ao longo deste ano com fotografias no inverno e estiagem. Provavelmente passaremos pelo mesmo local mais de uma vez mostrando as fotos que o Piauí produz da forma que o Piauí merece. A previsão de lançamento do livro é início de 2016”, falou Chico Rasta.
Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Além da temática ambiental, o livro também trará aspectos históricos e antropológicos, patrimônios culturais e a relação homem-natureza. Para a Panorama Cultural, empresa responsável pela produção do material, o Piauí é um dos locais mais ricos em biodiversidade e até hoje não se viu esse patrimônio ser documentado numa obra à sua altura.

O trabalho textual e fotográfico terá como complemento um canal multimídia com vídeos registrando todos os bastidores das viagens e atividade dos fotógrafos. Os outros dois livros que formam a coleção estão em fase de diagramação. O primeiro deles traz registros do estado do Pernambuco (Expedição Pernambuco – O Leão do Norte) e o segundo é o Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia.

Distribuição
Assim que a coleção estiver finalizada, há a previsão de que 600 exemplares do livro Expedição Piauí – O Sol do Equador sejam distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas, cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros espaços.

Previsão é de que a coleção com os três livros seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Previsão é de que a coleção seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)

Fonte: proparnaiba / Edição: Calixto Dias