terça-feira, 1 de setembro de 2015

A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições



Percorrer 2.990 km durante 14 dias e (re)conhecer um pouco da fantástica fauna e flora da Serra das Confusões que é hoje a maior área de Caatinga concentrada do planeta, bem como da Serra da Capivara batizada com todos os méritos como o Berço do Homem Americano, foi uma experiência inesquecível para o fotógrafo Parnaibano Francisco Brandão. "Pra mim tudo isso já seria suficiente para voltar pra casa feliz". Mais essa era só a primeira das várias aventuras que brandão teria pela frente.
Brandão e Luiz Netto fotografo pernambucano, estão em viagem, realizando a captação de imagens para o livro que irá revelar a biodiversidade do Piauí em toda sua riqueza. O trabalho está sendo acompanhado de perto pela imprensa do Piauí, dada a sua importância. 

A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições, que deverá ser lançado em janeiro do próximo ano. Com o título Expedição Piauí – O Sol do Equador, a obra irá documentar em textos e fotos as unidades de conservação ambiental federais e estaduais.
Livro é produzido em conjunto pelos fotógrafos Chico Rasta e Luiz Netto (Foto: Expedição Piauí/Divulgação)
O livro é realizado em conjunto pelo fotógrafo pernambucano Luiz Netto e pelo jornalista piauiense e também fotógrafo Chico Rasta e tem patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à cultura. As imagens irão mostrar desde o rico bioma marinho do Delta do Parnaíba à caatinga histórica da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
Outras expedições ainda estão previstas para acontecer ao longo deste ano com fotografias no inverno e estiagem. Provavelmente passaremos pelo mesmo local mais de uma vez mostrando as fotos que o Piauí produz da forma que o Piauí merece. A previsão de lançamento do livro é início de 2016”, falou Chico Rasta.
Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Além da temática ambiental, o livro também trará aspectos históricos e antropológicos, patrimônios culturais e a relação homem-natureza. Para a Panorama Cultural, empresa responsável pela produção do material, o Piauí é um dos locais mais ricos em biodiversidade e até hoje não se viu esse patrimônio ser documentado numa obra à sua altura.

O trabalho textual e fotográfico terá como complemento um canal multimídia com vídeos registrando todos os bastidores das viagens e atividade dos fotógrafos. Os outros dois livros que formam a coleção estão em fase de diagramação. O primeiro deles traz registros do estado do Pernambuco (Expedição Pernambuco – O Leão do Norte) e o segundo é o Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia.

Distribuição
Assim que a coleção estiver finalizada, há a previsão de que 600 exemplares do livro Expedição Piauí – O Sol do Equador sejam distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas, cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros espaços.

Previsão é de que a coleção com os três livros seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
Previsão é de que a coleção seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)

Fonte: proparnaiba / Edição: Calixto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário